Consumo Autoral com Francesco Morace

Cris Martins com Francesco Morace e Kathia Castilho

Francesco Morace da Future Concept Lab (renomado instituto de pesquisa de tendências) veio ao Brasil ministrar algumas palestras a pedido da Escola São Paulo e relançar seu livro Consumo Autoral: as gerações como empresas criativas.

O livro que agora foi lançado em 2º edição e traduzido pela maravilhosa Kathia Castilho, nos presenteia com alguns anexos como fotos, cartaz e dois novos grupos.
A INDID foi conferir de perto!

Para o FCL o consumidor hoje é mais exigente com o produto, ele não quer saber apenas de consumi-lo e sim de, além disso, saber como é feito, qual é a matéria-prima utilizada, por quais processos passou, se agride ou não o meio-ambiente e se o produto for feito sob-medida para ele, melhor ainda! Enfim… é mais informado e dedicado.

Francesco define em seu livro: “O mundo das mercadorias e dos produtos deverá cada vez mais se confrontar com um novo protagonista do mercado: o consumidor autor.”

São consumidores em potencial, que buscam controlar suas próprias vidas, escolher o que desejam ou não que faça parte delas, com visão e personalidade. Assim sendo, são menos controlados pela publicidade, caem menos nas “armadilhas de propaganda”.

Através da pesquisa feita em diversos países, o FCL identificou 12 grupos: Os Lively Kids (4 a 8 anos), Posh Tweens (8 a12 anos), Expo Teens (13 a 18), Linker People (18 a 30), Unique Sons (25 a 35), Sense Girls (25 a 40), Mind Builders (25 a 50), Singular Women (35 a 50), Premium Seekers (45 a 60 anos), Normal Breakers (45 a 60), os Family Activist (60 ou mais) e os Pleasure Growers (60 ou mais).
Cada um deles é detalhado com texto e foto no livro. Todos são interessantíssimos, quem tiver a oportunidade de ler o livro… No entanto Francesco deu maior atenção ao grupo das Sense Girls, que são meninas de 25 a 40 anos (muito presentes no Brasil, viu?) que se preocupam com a estética das coisas, com o sensorial, o belo e o emocional.

Francesco enfatizou uma das principais características do instituto que é focar e estudar paradigmas e não apenas pesquisar tendências. Antes de tudo eles estudam as pessoas e seus comportamentos. Definitivamente indicar tendências de moda, as peças do momento, os tecidos da próxima estação não estão entre as prioridades da empresa. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma nova visão estratégica para o mercado. Para as empresas é se inserir dentro do seu ambiente, criar um laboratório dentro dela, mas não é fácil, essa análise de DNA pode durar anos. No entanto é valida e certeira!
O Future Concept Lab possui clientes como Petrobras, Natura e Grendene, e vale lembrar que o escritório do instituto no Brasil é o 2º do mundo, vindo logo atrás da matriz na Itália.

Anúncios

Uma resposta para “Consumo Autoral com Francesco Morace

  1. Cara Cris.
    Ao fazer pesquisas na internet deparei-me com a sua coluna. Venho através desta mensagem retribuir seu post a respeito do livro Consumo Autoral. Informo ainda que no dia 25 de agosto de 2012, das 10h às 13h, no auditório Padre Anchieta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ,) Francesco Morace, escritor, jornalista, sociólogo e presidente do Future Concept Lab, um dos mais renomados institutos de pesquisas de tendências e consultoria estratégica a nível internacional – com sede em Milão e São Paulo- lançará a segunda edição do Livro Consumo Autoral (em português) seguida de uma palestra em que irá abordar sobre os consumidores e setores produtivos no mercado contemporâneo.
    O autor convida a todos a “encontrar” o conteúdo e as análises sobre os novos perfis de consumidores globais e como estes seguem diferentes lógicas – e oportunidades projetuais- em distintos setores produtivos e areas de serviços. A palestra será uma espécie de laboratório “real time” de como o Future Concept Lab realiza suas investigações e como é possível criar direcionamentos estratégicos e aplicar tendências em todas as áreas do consumo.
    Segue abaixo o link com informações detalhadas. Desta vez, os inscritos na palestra ganharão a segunda edição do livro Consumo Autoral no dia do evento. Comunique aos amigos que perderam a oportunidade do evento ou ainda com aqueles que estarão no Rio de Janeiro nesta época.
    http://www.estacaoletras.com.br/palestraFCL-PUC.html

    Um abraço,
    Laiza Martins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s